Por: Beatriz de Paula — ASCOM
Adolescentes de 12 a 14 anos participaram da certificação do curso Robótica Educacional Jovem de Futuro, desenvolvido pela AVSI Brasil no espaço do Programa Árvore da Vida, em Betim–MG. A iniciativa busca ampliar o o à educação e contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 5.
O evento reuniu 43 pessoas, entre educandos, familiares e convidados. Durante o encontro, os participantes apresentaram projetos, receberam certificados e assistiram à exibição de um vídeo com registros das atividades.
“Achei o evento muito bacana. Para mim, ver a Anna Lívia tão empolgada foi muito bom. Gostei muito de participar da certificação, pois quando a gente vê os nossos filhos bem, a gente também fica bem. Vocês estão de parabéns pelo projeto”, agradece Patrícia Rosa Dias, mãe de aluna do curso.

A proposta tem como foco o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem e está alinhada à abordagem STEAM, que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. O modelo STEAM estimula os estudantes a aplicarem o que aprendem em atividades práticas, colaborativas e interdisciplinares, de maneira criativa e inovadora.
“O desafio para ambos os grupos foi construir um braço robótico de 120 os e estabelecer uma programação que se conectasse ao robô do outro grupo, assim como em uma linha de produção automatizada, onde os robôs agiriam em sincronia para mover peças de Lego de um ponto a outro. Também houve o desafio de construir um veículo lagarta (com rodas em esteira) que pudesse se locomover em terrenos de difícil o (neste caso representado por um tapete). Em todos estes projetos os jovens desenvolveram criatividade, raciocínio lógico, programação, motores, sensores e peças da Lego”, conta o técnico social Ystael Mateus Rocha.
O projeto Jovem de Futuro é financiado pela FIA (Fundo da Infância e Adolescência) por meio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).