Por: Beatriz de Paula
Em abril, foi realizado o primeiro curso de Agente Ambiental da 6ª edição do Projeto Revitalizar, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, com participação de 13 beneficiários. As formações são voltadas a pessoas sentenciadas à pena de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e/ou beneficiários de acordos de não persecução penal. O curso aborda conteúdos relacionados à Educação Ambiental, Prevenção a Incêndios e Primeiros Socorros, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e para a inclusão social.
A formação acontece ao longo de todo o ciclo de execução do projeto, com objetivo de preparar os participantes para o cumprimento das penas em parques, cemitérios, cevaes (Centro de Vivência Agroecológica) e outros serviços da Prefeitura de Belo Horizonte. Nesta edição, o projeto prevê o acompanhamento de aproximadamente 600 pessoas durante toda a execução do serviço comunitário.
“Eu achei muito bom o curso, deu pra aprender bastante! Minha expectativa para o cumprimento do serviço comunitário é poder agregar à equipe da melhor forma possível, oferecendo meu trabalho. O Revitalizar é um projeto excelente para quem realmente quer uma mudança de vida”, afirma Roni Edson, beneficiário do projeto.
Além da qualificação técnica com noções de Primeiros Socorros e Prevenção a Incêndios, são discutidos temas como cidadania, responsabilidade no cumprimento da pena e preservação ambiental. Os beneficiários recebem kit com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) — colete, botas de couro, luvas de raspa, boné personalizado, protetor solar com repelente — além de alimentação, transporte no dia da formação, certificado e ofício de encaminhamento.

“Eu era estagiário do setor de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da Prefeitura de Belo Horizonte e participava das formações da AVSI Brasil. Hoje, já formado em Biologia e como mestrando em Zoologia, fui convidado novamente para colaborar com a nova edição do curso. O Revitalizar promove ações socioeducativas voltadas à ressocialização”, relata Gabriel Mendes.
O Projeto Revitalizar é desenvolvido desde 2018, em parceria com a Vara de Execuções Penais (VEP/TJMG), Bombeiros Comunitários e Agentes de Proteção e Defesa Civil da Academia Nacional de Resiliência e Prevenção a Desastres (BOEDMG), Prefeitura de Belo Horizonte — por meio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).