Anuncio

Jovens do Programa Árvore da Vida homenageiam seus cuidadores com criatividade e afeto

Atividade valoriza os vínculos no ambiente familiar expressando afeto e carinho com quem divide os cuidados e responsabilidades do dia a dia.

Por: Tayna Silva — ASCOM

Jovens participantes do Programa Árvore da Vida, em Betim–MG, participaram de uma homenagem às pessoas que cuidam deles com carinho no dia a dia. A atividade, chamada “Dia de Quem Cuida de Mim”, foi criada para valorizar diferentes formas de cuidado presentes nas famílias dos educandos.

A ação envolveu 79 adolescentes das oficinas de Canto Coral, Percussão, Robótica e Violão. Eles foram incentivados a refletir sobre quem são suas referências de cuidado e, a partir disso, criaram cartões personalizados usando a técnica do Kirigami — combinação de dobras e cortes em papel que forma estruturas tridimensionais. O gesto simples virou símbolo de afeto e reconhecimento.

Yasmim Lourenço, 14 anos, traduziu em poucas palavras o intuito da atividade. “Dei o cartão para minha avó. Ela pendurou na cozinha, para todo mundo ver, bem na hora do almoço. Me senti feliz por dar um presente para alguém que cuida muito de mim.”

A proposta considerou que, para muitos adolescentes, o cuidado estende a figuras como irmãos, avós, pais, tias, madrastas — todos os que exercem esse papel com afeto e presença foram homenageados.

“Entreguei o cartão para a minha mãe, ela achou muito bonito. Foi uma experiência incrível fazer algo para quem a gente ama”, contou Lavínia Lorrayne, 13 anos, da oficina de percussão. Já Davi Rodrigues, também de 13 anos, escolheu se dedicar ao cartão com cuidado: “É uma experiência nova, especial. Vou caprichar bastante para entregar para uma das pessoas que cuidam de mim.”

Entre os depoimentos, chama atenção a espontaneidade com que os jovens expressam suas emoções e reconhecem os vínculos de cuidado construídos. Mirella Geovana, 15 anos, fez questão de homenagear o irmão caçula, de somente quatro anos. “Ele me ajuda demais na minha saúde mental. Ele é tudo para mim. Quando entreguei o cartão, ele me deu um abraço e disse que me amava.”, contou.

Para Thalyta Emily, 14 anos, a experiência foi ainda mais inesperada: “Entreguei para minha madrasta. Ela achou um milagre, porque eu nunca dei nada para ela”, disse, rindo. O gesto foi bem recebido: “Ela gostou muito e me deu um abraço.”

A atividade, promovida pelo Programa Árvore da Vida no bairro Jardim Teresópolis, reforça os princípios da Formação Humana, um dos pilares do projeto. A ação está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, que trata da saúde e bem-estar, e reconhece que o cuidado emocional e a valorização dos afetos fazem parte da construção de uma vida saudável. Mais do que uma homenagem, o “Dia de Quem Cuida de Mim” se tornou um exercício de empatia, gratidão e pertencimento, valores que acompanham os educandos para além da sala de aula.